Os prémios da 14º edição do concurso “Há Poesia na Escola”, promovido pela Biblioteca Municipal de Coimbra, decorreu ontem, dia 19 de abril, após a visita à exposição “Coimbra no Caminho dos Escritores”, que reúne trabalhos de pintura e de expressão plástica de alunos das escolas da Rede de Biblioteca de Coimbra. Maria Filipe Lourosa foi a vencedora no escalão do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), Beatriz Teixeira venceu no 2º CEB, Francisca Rendilho Costa Sousa recebeu o primeiro prémio no 3º CEB, Maria Ana Almeida Monteiro nas escolas secundárias e, por último, Diana Filipa Simões Ferreira nos cursos profissionais. 

A entrega de prémios do concurso “Há Poesia na Escola” decorreu, ontem à tarde, na Casa Municipal da Cultura, depois dos vencedores terem sido conhecidos no passado dia 21 de março, com a presença do vereador com o pelouro das Bibliotecas, Francisco Queirós. Os certificados foram entregues e foram também lidos os poemas vencedores pelos próprios autores ou por elementos da Cooperativa Bonifrates. 

A entrega de prémios decorreu após a visita à exposição “Coimbra no Caminho dos Escritores”, que reúne trabalhos de pintura e de expressão plástica dos alunos das escolas da Rede de Biblioteca de Coimbra que aceitaram o desafio da Biblioteca Municipal, no âmbito do trabalho colaborativo BMC/RBE, integrado no plano Coimbra a Ler+. A exposição está patente na Galeria Pinho Dinis, na Casa Municipal da Cultura, até 28 de abril.

A edição deste ano de “Há Poesia na Escola” teve como mote “Ler para a Paz e Harmonia Globais”. Ao desafio lançado, responderam crianças de vários estabelecimentos de ensino e dos diversos níveis de escolaridade. Foram recebidos 10 trabalhos do 1º CEB, nove do 2º CEB, 10 trabalhos do 3º CEB, cinco do ensino secundário e um trabalho dos cursos profissionais.

No 1º escalão, nas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, o primeiro lugar foi para Maria Filipe Lourosa, do 4.º ano do Centro Escolar (CE) Solum Sul, do Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro. O segundo, para Mariana Santos, do 4.º ano do CE Quinta das Flores, do Agrupamento de Escolas Coimbra Sul, e o terceiro para Amora Bastos, do 4.º ano do CE Norton de Matos, do Agrupamento de Escolas Coimbra Sul.

Já no 2.º escalão, nas escolas do 2.º Ciclo do Ensino Básico, a vencedora foi Beatriz Teixeira, do 5.º ano da EB2/3 Maria Alice Gouveia, do Agrupamento de Escolas Coimbra Sul, em segundo lugar ficou Ana Cruz, do 6.º ano da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, e em terceiro Ariana Azevedo, do 6.º ano da EB2/3 Eugénio de Castro, do Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro.

Nas escolas do 3. Ciclo do Ensino Básico, 3.º escalão, o primeiro lugar foi para Francisca Rendilho Costa Sousa, do 8.º ano da EB2/3 Inês de Castro, do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste, o segundo para João Manuel Saraiva Martinho, do 7.º ano da EB2/3 Maria Alice Gouveia, do Agrupamento de Escolas Coimbra Sul, e o terceiro para Vera Simões, do 9.º ano da Escola Secundária D. Duarte, do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste.

No 4.º escalão, nas escolas Secundárias, a vencedora foi Maria Ana Almeida Monteiro, do 12.º ano da Escola Secundária José Falcão, em segundo ficou João de Moura Estevão Néspoli, também do 12.º da Escola Secundária José Falcão, e em terceiro Leandro Morais, do 11.º ano da Escola Secundária D. Duarte, do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste.

O 5.º escalão, para cursos de Educação e Formação de Adultos, a vencedora (e única participante) foi Diana Filipa Simões Ferreira, da Escola Secundária Avelar Brotero.

O júri foi composto pelo poeta João Rasteiro, pela representante da Divisão de Educação e Saúde da Câmara Municipal, Maria Adelaide Rodrigues, e pela chefe da Divisão das Bibliotecas e Arquivo Histórico Municipal, Dina de Sousa, que, de um modo global, consideraram que os trabalhos apresentados revelaram uma interessante maturidade de pensamento, assim como uma criativa abordagem do tema proposto.