O preço grossista da eletricidade na Península Ibérica atingirá esta terça-feira um valor médio diário de 153,43 euros por megawatt hora (MWh). É o segundo valor mais alto de sempre no mercado ibérico.

A sucessão de recordes no preço grossista do mercado ibérico espelha o aumento do custo do gás natural no mercado internacional e também os preços recorde das licenças de emissão de dióxido de carbono.

Nos períodos em que as fontes renováveis não abundam e não conseguem suprir a totalidade da procura o sistema elétrico tem de recorrer a centrais termoelétricas, ficando mais exposto aos elevados preços das centrais de ciclo combinado a gás natural.

O aumento de preço dos últimos dias não é exclusivo da Península Ibérica. O Reino Unido, por exemplo, atingirá esta terça-feira um novo máximo histórico de 354 libras (414 euros) por MWh na plataforma N2EX.

Outros mercados europeus estão igualmente com preços grossistas de eletricidade elevados esta terça-feira, como é o caso da Suíça, com um preço médio diário de 150 euros por MWh.