Portugal foi o 11.º país da União Europeia (UE) com a eletricidade mais barata no segmento doméstico no segundo semestre de 2022. De acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), Portugal ficou abaixo dos preços médios de Espanha, da média da UE, e dos países da zona euro.

No segmento empresarial, Portugal fechou o ano como o 5.º país da UE com o preço mais baixo. Ao passo que na UE o preço médio da eletricidade foi 50% superior (0,2219 euros/kWh); na zona euro foi de 0,2258 euros/kWh, mais 53%; e 0,2455 euros/kWh em Espanha, mais 66%. A Finlândia foi o país que teve neste segmento os preços mais baixos.

Já no que toca ao preço médio do gás natural, no segundo semestre de 2022 “este apresentou um valor inferior ao de Espanha, mas situou-se acima da média da União Europeia e da média da área do euro, em ambos os segmentos doméstico e não doméstico”, refere a ERSE.

Portugal foi o 12.º país com gás natural mais caro na UE para as famílias, ao passo que para as empresas ficou no 14.º lugar.