O Governo já anunciou que irá fretar um avião para resolver a situação.

Após terem sido suspensas várias ligações aéreas entre Portugal e o Reino Unido, há vários portugueses que se encontram ‘presos’ em território britânico ou mesmo em Portugal, no caso de emigrantes, avançou este sábado a RTP.

Devido à situação denunciada por vários cidadãos, o Governo já informou que vai organizar voos entre os dois países para trazer e levar passageiros. Contudo, ainda não há uma data marcada.

“As pessoas que tiverem absolutamente necessidade de regressarem a Portugal devem sinalizar essa sua necessidade junto do gabinete de emergência consular cujo o numero de telefone, que atende 24 horas por dia, e endereço de email estão no Portal das comunidades”, começou por aconselhar Berta Nunes, secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, em declarações ao canal da estação pública.

De acordo com a governante, depois de ser denunciada a situação, “esse gabinete de emergência consular irá acompanhar e centralizar toda esta informação e, em articulação com os consulados de Londres e Manchester, irá avaliar a necessidade de organizar um voo de repatriamento”.

É de recordar que o primeiro-ministro anunciou, na passada quinta-feira, que, a partir de sábado, haveria uma interrupção total de voos entre Portugal e Reino Unido, com exceção daqueles que forem de natureza humanitária para repatriar cidadãos portugueses e britânicos.