Portugal venceu a República da Irlanda, esta quarta-feira, por 2-1, no Estádio Algarve, em jogo da fase de qualificação para o Mundial de futebol de 2022.

A ‘equipa das quinas’ podia ter-se adiantado no marcador, logo aos 15 minutos, mas o guarda-redes irlandês Bazunu negou o golo a Cristiano Ronaldo, na conversão de uma grande penalidade.

Mesmo no final da primeira parte, o defesa John Egan desfez o nulo e colocou a Irlanda na frente do marcador. A esperança portuguesa perdurava e foi aos 89 minutos que o capitão luso igualou o resultado.

A reviravolta chegou já em tempo de descontos, aos 96, quando CR7 voltou a usar a cabeça para fazer o golo da vitória da formação de Fernando Santos. Este bis é histórico. Cristiano Ronaldo bateu mais um recorde e é o jogador com mais golos ao serviço de uma seleção: 111, mais dois que o iraniano Ali Daei.

No final, em declarações à RTP, o capitão da seleção nacional não escondia a sua satisfação:

Ronaldo falou ainda sobre a força que os adeptos transmitem aos jogadores e sobre a sua motivação para fazer mais e melhor:

CR7, ou melhor, CR111, abordou ainda o seu regresso ao Manchester United:

Entretanto, Cristiano Ronaldo vai falhar o jogo frente ao Azerbaijão, devido a suspensão. O capitão de Portugal tirou a camisola aquando do segundo golo, viu o cartão amarelo, o segundo nesta fase de qualificação para o Mundial 2022, e por isso está automaticamente castigado para a próxima partida, marcada para terça-feira, em Baku, a partir das 17 horas.

O selecionador nacional considera humano e compreensível o gesto de Ronaldo, acrescentando que, a esta hora, o capitão já deve estar arrependido:

Sobre o jogo, Fernando Santos reconheceu que Portugal sente sempre dificuldades frente a adversários que defendem com um bloco baixo:

Com esta vitória, Portugal destaca-se na liderança do grupo, com 10 pontos, mais três do que a Sérvia, que tem menos um jogo. O Luxemburgo, que venceu, esta quarta-feira, o Azerbaijão por 2-1, é terceiro, com seis, seguindo-se a Irlanda e o Azerbaijão, ainda sem pontuar.

A equipa de todos nós regressa esta quinta-feira aos treinos, no Vale do Garrão, para preparar o particular de sábado, com o Qatar,  em Debrecen, Hungria.

A sessão, agendada para daqui a cerca de meia-hora, deverá contar apenas com os suplentes utilizados no encontro de ontem, no Estádio Algarve, em Faro, assim como aqueles que não foram opção para Fernando Santos.