Portugal registou o segundo maior aumento de novas empresas na União Europeia (UE), apresentando uma aumento de 36,1% no segundo trimestre deste ano face ao trimestre anterior, de acordo com o Eurostat.

Na UE, em média, o registo de novas empresas aumentou 5,3% entre abril e junho, face ao primeiro trimestre. A liderar a estatística da criação de novas empresas está a Irlanda, com mais de 200%.

Em sentido inverso está a Lituânia e a Bulgária onde houve um decréscimo de 4,1% nos registos de novas empresas do segundo trimestre, os valores mais baixos da UE.

Quanto às insolvências, em Portugal houve mais 10,9% de insolvências que no primeiro trimestre do ano, enquanto na UE o aumento foi de 1,8%.

Segundo os dados do gabinete estatístico, o país com o melhor registo foi a Roménia, com menos 35,5 % de insolvências. Em sentido inverso, a Lituânia viu o maior crescimento (21,5%). Portugal teve o sexto maior aumento de insolvências no segundo trimestre, atrás da Lituânia, Eslováquia, Estónia, Espanha e Bulgária.