A UEFA anunciou, esta segunda-feira, a exclusão da Rússia do Europeu de futebol feminino, abrindo a porta à participação de Portugal nesta competição. A seleção nacional vai jogar no grupo C, juntamente com as seleções dos Países Baixos, Suíça e Suécia. Os jogos terão lugar em Inglaterra, entre 6 e 31 de julho. A estrutura que dirige o futebol europeu revelou também que a seleção russa não poderá disputar a Liga das Nações. No mesmo sentido, as equipas da Rússia não poderão disputar as competições europeias, como a Liga dos Campeões, Liga Europa, Liga Conferência Europa, UEFA Youth League e a Liga dos Campeões feminina.
A UEFA anunciou também que a candidatura da Rússia para organizar os Europeus de 2028 e 2032 deixou de ter efeito. A seleção russa também ficará de fora das qualificações dos sub-21. No futsal, a Hungria vai ocupar o lugar da Rússia, no Europeu feminino, que se vai disputar em Gondomar, de 01 a 03 de julho.
Além das húngaras, vão participar no torneio Portugal, Espanha e Ucrânia. O Comité Executivo da UEFA decidiu ainda que a Rússia será excluída da qualificação para o Europeu feminino de futsal de 2023, assim como da qualificação para o Mundial masculino da modalidade de 2024, sendo, em ambos os casos, substituída na ronda principal por equipas vindas da ronda preliminar, sendo que a Noruega foi a escolhida para o Mundial masculino. A Rússia também não terá representantes na Liga dos Campeões de futsal de 2022/23. Estas decisões decorrem da invasão da Ucrânia.