A seleção nacional retoma, esta quarta-feira, às 19.45, a qualificação europeia para o Mundial2022, com a receção à República da Irlanda, em jogo da quarta jornada do grupo A.

A partida terá lugar no Estádio Algarve, em Faro, seguindo-se, dia 7, a visita ao Azerbaijão, além de um particular com o Qatar, em Debrecen, na Hungria, marcado para sábado. O jogo vai ter 7.800 espectadores e para Rui Patrício é muito bom voltar a ter adeptos nos jogos em casa:

Na conferência de antevisão ao jogo com os irlandeses, o guardião disse que espera dificuldades:

Já o selecionador nacional garante que a ‘equipa das Quinas’ está motivada:

Para Fernando Santos, Portugal terá de se apresentar ao seu melhor nível diante da República da Irlanda, uma equipa competente e sem jogadores desconhecidos:

O jogo será dirigido pelo esloveno Matej Jug, enquanto o italiano Paolo Valeri estará no videoárbitro. Recorde-se que, nas três partidas já realizadas no grupo A, todas em março, Portugal venceu o Azerbaijão (1-0) e o Luxemburgo (3-1) e, pelo meio, empatou na Sérvia (2-2), dividindo neste momento a liderança com os sérvios, com sete pontos, mais quatro do que os luxemburgueses, que têm três e seguem à frente de irlandeses e azeris, ambos ainda sem pontuar.

De referir também que Cristiano Ronaldo está a apenas um golo de se isolar como melhor marcador mundial por seleções e poderá fazê-lo hoje. Para já, o avançado, de 36 anos, que, na sexta-feira, deixou a Juventus para regressar ao Manchester United, partilha a marca de 109 tentos com o iraniano Ali Daei.

A fase de grupos da qualificação europeia para o Mundial2022 termina em novembro e o vencedor de cada um dos 10 grupos apura-se diretamente para a fase final. Os segundos classificados vão disputar os “play-offs” de apuramento, aos quais se juntarão dois vencedores de grupos da Liga das Nações que não consigam qualificar-se diretamente para a fase final ou para os “play-offs”.