Portugal vai integrar o pote 1, o das equipas mais fortes, no sorteio dos grupos da fase de qualificação para o Campeonato da Europa de andebol de 2024, que será feito no próximo dia 31, em Berlim, Alemanha.

A listagem das seleções foi divulgada, esta terça-feira, pela Federação Europeia de Andebol, com base no ‘ranking’ atual, com Portugal a ficar entre os mais fortes do sorteio a par de França, Noruega, Croácia, Eslovénia, Hungria, Islândia e Áustria, seleções com que não se cruzará.

As 32 seleções integradas no sorteio serão agrupadas em oito grupos de quatro, dos quais as duas melhores de cada um se classificam para o torneio final, juntamente com as quatro melhores restantes, para se chegar a um total de 20 apuradas nesta fase.

Já apuradas para o Euro2024, que se disputará na Alemanha, estão a seleção anfitriã, a atual campeã, Suécia, e as outras medalhadas do último Europeu, Espanha e Dinamarca. Rússia e Bielorrússia, impedidas de participar nas provas internacionais, foram substituídos para este sorteio por Geórgia e Luxemburgo, que estavam na fase de descida.

As eliminatórias serão disputadas em três períodos de duas partidas cada, para um total de seis jornadas, que se vão realizar em outubro deste ano e março e abril de 2023.