Portugal está no top 5 dos países das economias avançadas com o rácio da dívida pública mais elevado. O pódio tem sido dominado pelo Japão, Grécia e Itália, seguindo-se Portugal.

A crise pandémica volta a ditar um aumento do endividamento público, mas o Fundo Monetário Internacional prevê que esse aumento seja mais pronunciado noutros países, com Portugal a retomar a trajetória de redução da dívida pública, melhorando em termos comparativos.

Os dados do FMI são de outubro de 2020 e são previsões que podem mudar nos próximos meses. Contudo, é quase certo que a maioria das economias avançadas vai registar um aumento do rácio da dívida pública para utilizarem a política orçamental de forma contracíclica.

Em Portugal, essa subida será revertida rapidamente, ao contrário do que acontecerá noutros países, levando o país para o décimo lugar neste ranking.

Em 2025, a expectativa do FMI é que Portugal tenha a décima maior dívida pública do mundo, ficando atrás de Japão, Grécia, Itália, Singapura, EUA, França, Bélgica, Espanha e Reino Unido. Ao todo, haverá nesse ano 11 economias avançadas com uma dívida superior a 100% do PIB, sendo que uma delas, a do Japão, continuará bem acima dos 200%.