Portugal venceu o Gana, por 3-2, esta quinta-feira, no jogo de estreia no Mundial de futebol. Cristiano Ronaldo, na cobrança de um penálti, inaugurou o marcador aos 65 minutos.

Um golo que representa mais um recorde para o internacional português, que é o primeiro jogador a marcar em cinco fases finais de Mundiais.

O Gana empatou o encontro oito minutos depois, por André Ayew, mas os golos de João Félix, aos 78, e Rafael Leão, aos 80 minutos, selaram o triunfo português.

Osman Bukari reduziu para 3-2 aos 89 minutos e o susto esteve perto de se tornar em pesadelo no último lance da partida, numa enorme distração de Diogo Costa: o guarda-redes não reparou que Iñaki Williams estava nas suas costas, colocou a bola no chão e foi surpreendido pelo avançado, que só não fez o empate porque acabou por escorregar.

No final da partida, o ‘capitão’ da seleção nacional falava da importância de entrar a vencer na competição e de mais um recorde:

João Félix disse estar feliz pelo golo e pelo resultado:

Bruno Fernandes comentou assim os momentos finais da partida:

Rúben Neves destacou a forma rápida como Portugal reagiu ao golo do empate dos ganeses:

O selecionador nacional, Fernando Santos, gostou do triunfo de Portugal, mas diz que a equipa se colocou a jeito no final do jogo:

Com este triunfo, Portugal comanda o Grupo H, com três pontos, à frente de Uruguai e Coreia do Sul, que empataram a zero e têm ambos um ponto. O Gana é último, sem pontuar.

A seleção nacional volta a jogar segunda-feira, às 19 horas, frente ao Uruguai. Nos restantes jogos realizados ontem, os resultados foram: Suíça 1 – Camarões 0 e Brasil 2 – Sérvia 0. Para hoje estão marcadas as partidas País de Gales-Irão, que decorre a esta hora; Qatar-Senegal, às 13; Países Baixos-Equador, às 16, e Inglaterra-Estados Unidos, às 19 horas.