O portal do auto-agendamento para a vacina contra a Covid-19 já está a funcionar. Na última segunda-feira, a ministra da Saúde tinha avançado que o serviço estaria operacional apenas na próxima semana mas, desde esta sexta-feira, os portugueses com mais de 65 anos já se podem inscrever.

Para tal, basta aceder ao site da Direção-Geral da Saúde e seguir as instruções. O agendamento ficará completo quando o utente receber um sms a indicar a hora em que a vacina será administrada.

Marta Temido referiu, na ocasião, que esta é mais uma forma de atingir as metas propostas pelo Governo:

Entretanto, a Agência Europeia de Medicamentos fez uma segunda avaliação dos efeitos da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 e concluiu que os benefícios continuam a superar os riscos e potenciais efeitos colaterais em adutos de todas as idades.

Num relatório divulgado esta sexta-feira, a EMA refere, contudo, que foram registados casos muito raros de coágulos sanguíneos associados a uma baixa quantidade de plaquetas após a vacinação.

O regulador europeu recomenda ainda que, quem já tomou a primeira dose da AstraZeneca, seja inoculado com a segunda dose da mesma vacina. Por sua vez, a Comissão Europeia fechou esta sexta-feira um acordo com a Pfizer/BioNTech para a aquisição de até 1,8 mil milhões de doses de vacinas contra a covid-19 nos próximos dois anos.

A informação foi avançada pela presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, que revelou ainda o objetivo de alcançar a imunidade de grupo na UE já em julho, com 70 por cento dos adultos vacinados.

O novo contrato assinado entre Bruxelas e a Pfizer prevê que as vacinas sejam distribuídas entre 2021 e 2023, permitindo a inoculação dos 450 milhões habitantes da União Europeia.