A partir desta segunda-feira, os idosos com mais de 80 anos e os utentes de lares começam a receber a quarta dose da vacina contra a covid-19. A informação foi divulgada pela Direção-Geral da Saúde e a decisão foi justificada face ao atual aumento de casos em Portugal. A ministra da Saúde, Marta Temido, já tinha alertado para esta possibilidade:

Este reforço estava previsto para o final do verão, mas as autoridades de saúde anteciparam o início da quarta dose da vacina para os grupos de risco. Medida que é vista com bons olhos pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa:


Tal como noutras fases da vacinação, os utentes vão ser convocados por agendamento local, através de mensagem ou chamada. A população elegível para esta vacinação ronda as 750 mil pessoas, que devem ser vacinadas com um intervalo mínimo de 4 meses após a última dose ou após um diagnóstico de infeção, o que significa que a toma é também para as pessoas que recuperaram da covid-19. A DGS anunciou ainda que as crianças e jovens entre os 12 e 15 anos com condições de imunossupressão também passam a ser elegíveis para receber mais uma dose de vacina.