A Câmara de Pombal vai lançar quatro concursos, no valor total de 1,5 milhões de euros, para a requalificação urbanística e da rede viária, anunciou hoje aquela autarquia do distrito de Leiria.

Segundo uma nota de imprensa, o maior investimento, com um preço base de 540 mil euros, refere-se à requalificação da Rua dos Muros, em Abiul, em particular na ligação entre o parque desportivo e a zona industrial e os principais equipamentos da freguesia, designadamente Junta de Freguesia, Centro de Saúde, Centro Escolar e Praça de Touros.

“O projeto permitirá o acesso pedonal ao centro cívico de Abiul, bem como a incorporação de uma bolsa de estacionamento de apoio, sobretudo ao parque desportivo e zona industrial”, além do redimensionamento da via, criação de rede de drenagem pluvial, reformulação da rede de distribuição de água ou infraestruturas elétricas de iluminação pública.

Ainda nesta freguesia, outra empreitada, de quase 350 mil euros, visa requalificar a rede viária, especificamente entre os lugares de Amieira, Vale da Figueira e Lagoa de Santa Catarina, assim como outras vias nas imediações, totalizando quase seis quilómetros.

Já em Carnide, vão ser beneficiados diversos arruamentos, através de uma outra empreitada, de cerca de 407 mil euros.

“O projeto, que contempla uma extensão de 6.147 metros, prevê a requalificação da Rua dos Picotos e Rua da Areia Gorda, bem como de alguns pequenos arruamentos nas imediações”, referiu o Município, explicando que a intervenção prevê alargamentos e a melhoria das condições nos pavimentos e de segurança rodoviária com soluções pontuais, nomeadamente através da implementação de sinalização vertical e horizontal.

O último concurso público, com preço base de 183.764,40 euros, na freguesia de Pombal, prevê a requalificação de uma zona junto ao Jardim das Oliveiras da Urbanização Nossa Senhora de Belém.

Esta intervenção inclui a construção de uma zona de estacionamento e de passeios pedonais, sistema de drenagem pluvial, colocação de sinalização vertical e horizontal, criação de zona relvada e a melhoria da iluminação pública.

Nesta empreitada, os trabalhos incluem a construção de uma zona de estacionamento e de passeios pedonais, sistema de drenagem pluvial, colocação de sinalização vertical e horizontal, criação de zona relvada e a melhoria da iluminação pública.

À agência Lusa, o vereador Pedro Navega, que tem, entre outros, o pelouro das obras públicas, explicou que estas obras são para concretizar no próximo ano, referindo que, no caso da rede viária, são “zonas previamente identificadas que estavam em estado de degradação”.

“Já este ano tivemos algumas intervenções na melhoria das condições da rede viária e a ideia é a de, todos os anos, termos outras nas várias freguesias, de forma a ser um plano integrado de intervenção”, disse Pedro Navega.

O autarca assegurou que serão lançados novos concursos, ainda este ano ou início do próximo, para outras empreitadas, para se poder “chegar a todo o concelho com estas melhorias”.