O INOPOL Academia de Empreendedorismo do Politécnico de Coimbra (IPC) acolheu a fase de formação teórico-prática da 4.ª edição do Programa UPskill – Digital Skills & Jobs, que procura capacitar formandos titulares de licenciatura na área da Programação em Sistemas Embebidos C&C++ e alinhar as suas competências com as necessidades emergentes no mercado de trabalho. A iniciativa resulta de uma parceria entre a instituição, o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), a APDC e a empresa tecnológica, Critical Software.

Segundo Sara Proença, Diretora do INOPOL, “o Politécnico de Coimbra, consciente de que o mercado de trabalho vive transformações profundas, impulsionadas pela transição digital, pela inovação tecnológica, pelas novas exigências de competitividade, mas também pelo perfil das novas gerações e pela escassez de recursos humanos, tem feito uma aposta clara na formação contínua, de cariz aplicado e com forte ligação ao tecido empresarial e ao território.

Na prossecução desta visão estratégica, programas como o UPskill assumem um papel central, na medida em que, por um lado, representa uma oportunidade para diplomados de áreas de formação diversas poderem requalificar-se através da especialização em setores altamente dinâmicos e com elevada procura, como é o caso das tecnologias de informação. Por outro lado, permite-nos co-desenhar programas de formação com os nossos parceiros empresariais, focados em competências práticas, com uma forte ligação às necessidades reais das empresas”.

O programa tem a duração total de nove meses, que contempla a formação teórica de seis meses, ministrada no Politécnico de Coimbra, seguida de um estágio em contexto de trabalho de três meses na Critical Software.

“A Critical Software é um exemplo notável desta colaboração academia-empresas, que muito valorizamos e ambicionamos potenciar. Com a implementação deste tipo de programas, o Politécnico de Coimbra reafirma a sua missão enquanto agente ativo na promoção da empregabilidade, da inclusão e da inovação, procurando responder de forma ágil às necessidades de um mercado de trabalho em constante evolução”, acrescenta a responsável pelo INOPOL Academia de Empreendedorismo.

António Paulino, Pró-Presidente para a Transformação Digital, refere que “o desafio colocado pela Critical Software ao IPC para a reedição da formação em sistemas embebidos, agora em formato UPskill, é prova da competência da nossa instituição na formação de quadros com excelente integração em ambiente empresarial. A forma como os 13 estagiários foram colocados em áreas críticas, como o automotive, ferrovia e aeroespacial, diz bem da qualidade da formação intensiva que durante seis meses os formandos receberam”.

O programa UPskill é uma iniciativa de âmbito nacional que resulta da colaboração entre a APDC, o IEFP e o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), que visa responder à crescente procura de profissionais qualificados nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Desde o seu lançamento, em 2020, o programa já assegurou formação especializada a cerca de 1.700 pessoas, com o objetivo de continuar a reforçar a formação em áreas tecnológicas de elevada procura no mercado.