O projeto europeu EducAGE visa melhorar as competências dos cuidadores que apoiam os idosos em estratégias de envelhecimento saudável. O livro digital é dedicado aos cuidadores e dará acesso a dicas e fontes adicionais de informação através de websites, vídeos do YouTube,
questionários, listas de verificação e exercícios práticos.

O Instituto Politécnico da Guarda – IPG, como coordenador do projeto europeu EducAGE, lançou o livro branco digital “Cuidador: o seu papel na promoção do envelhecimento saudável”.

O livro tem como objetivo fornecer informações técnicas e práticas sobre a implementação de intervenções para um envelhecimento saudável, centradas na deteção, no retardamento e na gestão de declínios físicos e cognitivos significativos. Para além do IPG, este projeto integra ainda um Laboratório Colaborativo português, uma Fundação de Espanha e universidades da Hungria e da Chéquia.


Sob a coordenação do Politécnico da Guarda, participaram ainda no projeto o Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação (Bragança), o Centro de Cirurgia Minimamente Invasivo Jesus Uson (Cáceres), a Faculdade de Medicina da Universidade Semmelweis Egyetem (Budapeste) e as Faculdades checas de Medicina da Universidade Karlova (Praga) e de Informática e Gestão da Universidade Hradec Králové (Hradec Králové, nos
arredores de Praga).


Segundo Carolina Vila-Chã, docente do IPG responsável pela coordenação internacional do projeto, “a equipa do projeto EducAGE analisou e compilou as recomendações atuais da Organização Mundial da Saúde sobre Cuidados Integrados para Pessoas Idosas e refletiu-as no livro”.

O livro aborda três temas principais, distribuídos por outros tantos módulos: o declínio das capacidades intrínsecas e funcionais, que inclui a perda funcional e de mobilidade, a má nutrição e as deficiências cognitivas e de saúde mental; as síndromes geriátricas associadas à dependência de cuidados, incluindo o risco de queda, doenças crónicas, incontinência urinária, lesões da pele e úlceras de pressão; e, finalmente, as intervenções que apoiam a prestação de cuidados e previnem a sobrecarga do cuidador.


Para cada capítulo dos respetivos módulos, o leitor terá acesso a um resumo das recomendações mais importantes, a dicas e a fontes adicionais de informação fiável através de websites, vídeos do YouTube, questionários, listas de verificação e exercícios práticos. Para além da língua inglesa, o livro foi traduzido e adaptado ao contexto dos países parceiros do projeto.

Transformação digital na formação dos cuidadores


“Em Portugal, a adaptação do livro contou com a colaboração de especialistas da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde que realizaram a revisão do documento, tornando a linguagem técnica mais acessível, o que melhorou substancialmente a facilidade de leitura do livro”, afirma Carolina Vila-Chã.


O livro está disponível na página do projeto através do seguinte link: https://educage-project.eu/pt/dwp-pt/ e o leitor pode consultar individualmente cada um dos capítulos do livro digital.


O projeto EducAGE pretende melhorar as competências dos cuidadores que apoiam idosos rumo à implementação de estratégias de Envelhecimento Saudável com base na transformação digital da formação dos cuidadores e no seu trabalho quotidiano. Nesse sentido, foram desenvolvidos conteúdos de qualidade e ferramentas com base em políticas e recomendações mundiais. O contexto nacional e regional foi também considerado com o objetivo de aumentar a adesão e motivação dos cuidadores.


Ainda no âmbito deste projeto, está a ser finalizada uma formação interativa de 32,5 horas, que será ministrada em modelo híbrido, e os conteúdos – disponibilizados através de ferramentas digitais – serão sobre atividades que estimulam as capacidades cognitivas e físicas dos idosos, sobre as demências, o cuidado integrado e a prevenção das síndromes. O curso será gratuito e de acesso livre – e estará disponível em breve.


O projeto EducAGE é co-fianciado em cerca de 300 mil euros pela União Europeia, através do programa ERASMUS+ (k220). “O projeto implementa um conjunto de materiais e ferramentas TIC que são facilmente utilizados para melhorarem as competências dos cuidadores e para promover o envelhecimento saudável”, afirma Carolina Vila-Chã.

“Irá também desenvolver novas linhas de investigação sobre a aplicação de tecnologias disruptivas, como jogos sérios, robôs de assistência social ou análise de sinais cerebrais para promover o envelhecimento saudável através da estimulação física, cognitiva e socioemocional das pessoas mais velhas.”