A edição de 2023 das Festas do Concelho “POIARTES – Nossa Senhora das Necessidades” voltou a revelar-se um verdadeiro sucesso, alcançando mais de 60 mil entradas durante os seis dias do certame.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, «para este sucesso muito contribuíram os cerca de 200 expositores, que enriqueceram a POIARTES, assim como o público que afluiu ao longo dos seis dias num número extraordinário, e que mostrou que a realização do evento em agosto é uma aposta certa».

Cada vez mais participantes e visitantes e com espaço para crescer

«O número crescente de participantes e visitantes evidencia bem a forma sustentada como a POIARTES tem vindo a crescer de ano para ano, afirmando-se como um evento de referência que há muito ultrapassou as fronteiras do Concelho e até da própria região», referiu João Miguel Henriques.

«A Alameda Santo André é um espaço de excelência e tem permitido à POIARTES crescer em dimensão e qualidade, aumentando também o envolvimento de todas as ‘forças vivas’ do Município, alargando o certame e transformando-o numa verdadeira montra do que melhor existe e se faz em Vila Nova de Poiares», referiu o Presidente da Câmara.

A edição deste ano contou ainda com elemento inovador, um comboio turístico, de entrada gratuita, que percorria as ruas principais da vila, e que ao longo dos seis dias de POIARTES se assumiu como um dos mais ‘requisitados’, circulando praticamente sempre lotado.

Cartaz de espetáculos de qualidade e com caráter inclusivo

Também a aposta num cartaz de espetáculos diversificado, que inclui não só nomes bem conhecidos do grande público como artistas locais, garantiu a variedade e qualidade capazes de cativar as dezenas de milhar de visitantes, com especial relevância para a dimensão inclusiva, ao incorporar no evento a tradução em linguagem gestual portuguesa em três espetáculos de grande afluência, C4 Pedro. Anjos e Ana Malhoa.

Gastronomia de excelência

«O alargamento do espaço disponível e o grande esforço e dedicação das coletividades do concelho permitiu que a gastronomia fosse mais uma vez um dos pólos de grande atratividade, com as tasquinhas a oferecerem aos comensais a tão tradicional e famosa cozinha de excelência de Vila Nova de Poiares, onde a Chanfana é rainha, e a que se associam o arroz de bucho, os negalhos, o poiarito, a par dos stands dedicados à doçaria regional, enchidos, mel e licores, e ainda uma praça dedicada à cervejaria artesanal regional», afirmou.

Festas em honra de Nossa Senhora das Necessidades

A realização da POIARTES novamente em agosto, coincidindo com as festas em honra de Nossa Senhora das Necessidades, organizadas pela Irmandade de N.ª Srª das Necessidades, decorreu sem que se desvirtuasse a génese de cada um dos festejos.

Aliás, isso mesmo foi bem patente o grande número de fiéis que fizeram questão de marcar presença na Missa Solene com Homília, seguida da Procissão com a imagem de Nossa Senhora das Necessidades que, este ano, voltou a percorrer as principais artérias da Vila, integrando a representação de autoridades civis, militares e religiosas, das igrejas e capelas do Concelho, da Filarmónica Fraternidade Poiarense, Filarmónica Varzeense FILVAR e com guarda de honra pelos Bombeiros Voluntários do Concelho.

«O balanço final não pode, por isso, ser senão um retumbante sucesso, com a garantia de que foi mais um grande passo para a afirmação do nome e das potencialidades de Vila Nova de Poiares na região e no país», concluiu.