O Plano Estratégico Educativo Municipal de Tondela está a ser ultimado, devendo ser apresentado à comunidade e aos parceiros do município já no próximo mês de setembro. 

O documento tem quatro eixos estratégicos: “melhorar a educação global para um futuro melhor”; “promover um novo modelo de gestão educativa municipal”; “valorizar o território, a cultura e a inovação” e “construir uma comunidade educativa forte e participativa”. 

No decorrer do plano, e com o objetivo de efetuar um diagnóstico do setor da educação no concelho, foram realizados questionários juntos de professores e alunos, focus group com representantes da comunidade, workshops com os presidentes de junta e entrevistas com responsáveis educativos. 

Nos grupos de trabalho constatou-se que apesar da necessidade de melhorias a implementar, de uma forma geral os estudantes de Tondela gostam e são felizes na escola. Além disso, os alunos estão envolvidos na vida cultural, são socialmente ativos, tranquilos e conscientes do mundo em que vivem, sendo ainda respeitadores de quem está ao seu lado. 

Destes grupos de trabalho saíram como desafios da Educação em Tondela, entre outros, uma melhoria do sucesso educativo e um aprofundar do trabalho colaborativo entre instituições. 

Foi ainda identificada a falta de técnicos (psicólogos, terapeutas da fala, informáticos) para apoiar as escolas e os alunos. A pouca participação dos pais foi uma das principais queixas recolhidas. 

Do trabalho já realizado no âmbito do plano concluiu-se que quase 24% dos professores do 2º e 3º ciclos estarem de saída das respetivas escolas daqui a cinco anos por passarem ao regime de aposentação. No ensino pré-escolar essa percentagem cifra-se nos 21% e no secundário e profissional nos 20%. 

A rede escolar de Tondela é composta por 37 estabelecimentos de ensino públicos, que estão integrados em dois agrupamentos e numa escola profissional. 

O concelho tinha no último ano letivo 2.700 alunos, 14% dos quais não residentes no município. Oito por cento dos estudantes era de nacionalidade estrangeira.