O plano de vacinação contra a covid-19 e a gripe sazonal para a época 2022/23 é apresentado, esta tarde, em Lisboa, devendo arrancar na próxima semana, segundo avançou recentemente o Governo.

A estratégia de imunização para o outono-inverno vai ser apresentada pelos responsáveis da Autoridade Nacional do Medicamento, Direção-Geral da Saúde e do Núcleo de Coordenação de Apoio ao Ministério da Saúde, que tem a seu cargo a área logística da vacinação.

Segundo os últimos dados da DGS, 93% da população tem a vacinação completa contra a covid-19, 66% dos elegíveis receberam as vacinas de reforço e 63% dos idosos com 80 ou mais anos tomaram a segunda dose para reforçar a imunização contra o SARS-CoV-2.

No entanto, os dados mais recentes apontam também para um aumento do índice de transmissibilidade do vírus em Portugal, estando já acima de 1.

Este aumento, aliado ao início da época fria e de uma maior circulação de vírus respiratórios, pode significar um agravamento do número de casos, com a consequente marcha atrás no alívio das medidas anti-covid, como adiantou, à RTP, Gustavo Tato Borges, presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública:

O plano de vacinação começa, como habitualmente pela faixa etária dos 80 anos, residentes em lares e unidades de cuidados continuados. Segue depois para mais de 350 pontos, em unidades de saúde familiares e extensões de centros de saúde e 84 centros de vacinação.

No entanto, os profissionais no terreno dizem pouco ou nada saber sobre este plano, como explica, também à televisão pública, Nuno Jacinto, presidente da Associação de Médicos de Saúde Geral e Familiar:

De recordar que as novas vacinas, criadas especificamente para a variante Ómicron, foram esta quinta-feira aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento, mas não há certeza se serão usadas na atual campanha.

O médico infeciologista António Silva Graça afirmou, ainda à RTP, que as novas vacinas contra a Covid-19 não chegarão a tempo da vacinação de reforço que arranca já na próxima segunda-feira:

Plano de vacinação contra a covid-19 e a gripe sazonal para a época de 2022/23 é apresentado, esta tarde, em Lisboa, devendo arrancar na próxima segunda-feira.