O relatório da Direção-Geral da Saúde, relativo à evolução da pandemia de covid-19, nas últimas 24 horas, aponta para mais oito vítimas mortais e 623 novos casos de infeção pelo novo coronavírus.

No total, de acordo com o novo boletim, Portugal contabiliza agora 1.920 óbitos e 69.200 casos confirmados. Há ainda registo de mais 140 casos recuperados, num total de 45.736. Ainda de acordo com os dados da DGS, há 518 pessoas  internadas, 61 das quais em unidades de cuidados intensivos.

Quanto ao número de casos ativos, são neste momento 21.544, mais 475 do que ontem.

Na primeira conferência de imprensa desta semana, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, revelou que o Plano de Saúde outono-inverno está pronto:

O secretário de Estado referiu também as prioridades da estratégia do Governo, em termos de saúde pública, para os próximos meses:

Relativamente à oferta de testes rápidos, pela Cruz Vermelha Portuguesa, António Sales mostrou-se cauteloso:

Sobre uma recente sondagem que revela que um número significativo de portugueses defende um regresso ao confinamento, o governante considera que se sabe mais sobre a doença hoje do que há alguns meses, pondo de parte, para já, o regresso ao confinamento.

Sobre o uso de máscara ao ar livre, a Diretora-Geral da Saúde defende a sua utilização em locais onde não se consiga garantir o distanciamento físico:

Graça Freitas considera positivo o arranque das aulas presenciais, embora haja ajustes a fazer:

Relativamente aos novos infetados, mantém-se a tendência dos últimos tempos, ou seja, são jovens adultos, em idade ativa:

O essencial da conferência de imprensa desta segunda-feira da DGS. O relatório das últimas 24 horas indica mais oito vítimas mortais e 623 novos casos de infeção pelo novo coronavírus.