Decorreu neste passado fim de semana, nos dias 20 e 21 de maio, o Campeonato de Portugal de Karate Shukokai – Penacova 2023, que juntou em Penacova um total de 228 atletas, a disputarem os títulos de Campeões de Karate Shukokai da Associação Portuguesa de Karate Shukokai, nas provas de Kata e Kumite, individual e equipa, nos escalões de infantis, iniciados, juvenis, cadetes, juniores, seniores e veteranos.

Felicitações e parabéns foram frequentes ao longo do evento pelos seus intervenientes diretos – atletas, treinadores e árbitros, mas também pelos indiretos, em particular, do público presente no Pavilhão Municipal Aniceto Simões, que viu nestes dois dias, uma cor especial no próprio espaço e a possibilidade de usufruir de diversas atividades promotoras do turismo e cultura penacovense.

Numa organização conjunta entre o Clube Karate Penacova, a Associação Portuguesa de Karate Shukokai e a Câmara Municipal de Penacova, que contou com o patrocinador oficial, J. Henriques Mediação de Seguros Lda.; Diário das Beiras, como jornal oficial; e a Rádio Regional do Centro, como rádio oficial do Campeonato, o evento apresentou um elevado nível competitivo, o que mesmo assim, não impediu que os atletas do Clube Karate de Penacova, conquistassem 10 medalhas de 3º lugar, 5 de 2º lugar e uma de 1º lugar.

De entre os atletas Penacovenses, especial destaque para o atleta João Seco, Junior de primeiro ano, que conquistou 5 medalhas: 1º lugar, open masculino Senior; 2º lugar, Kumite Individual Junior; 3º lugar, Kumite Equipa Senior; 3º lugar, Kata Individual Masculino + 4º kyu; e 3º lugar, Kata Equipa Senior. Com a performance apresentada, o atleta de Penacova aumentou fortemente a possibilidade de conseguir conquistar uma vaga na restrita comitiva da Seleção Nacional da APKS, que irá participar no Mundial de Karate Shukokai, a realizar em julho do presente ano.

Nos momentos protocolares do Campeonato marcaram presença o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Penacova – Dr. Álvaro Coimbra, a Sra. Vice-Presidente da Câmara Municipal de Penacova – Dra. Magda Rodrigues, o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Penacova – Dr. Alcino Francisco, e ainda, o Sócio-Gerente do Patrocinador Oficial, Seguros J. Henriques.

Na sessão de encerramento, aquando do discurso do Presidente da Comissão Organizadora, o Prof. Carlos Marques referiu estar de consciência tranquila, convicto de que, em conjunto com a equipa de parceiros e colaboradores, foi construído um evento inesquecível na memória de todos aqueles que estiveram presentes. Prestou um agradecimento à Câmara Municipal de Penacova que, desde o primeiro momento acolheu a ideia, ajudando a desbloquear alguns contratempos com o objetivo de que esta iniciativa atingisse os contornos desejados, disponibilizando recursos e apoiando em toda a logística deste evento, de forma a conquistar, por um lado a merecida visibilidade e, por outro lado uma realização simultaneamente, interessante, sugestiva e atrativa.

Carlos Marques prestou um enorme agradecimento a todos os patrocinadores que tornaram possível encontrar meios e apoios indispensáveis, bem como todos os parceiros envolvidos na realização de atividades paralelas à competição para a comunidade e family supporters, nomeadamente, a Câmara Municipal (Visita Guiada a Penacova, Insufláveis, Tour Eduardo Madeira), as Serranas do Mondego (Passeio no “Tareco”), os Cavaquinhos da União Recreativa e Popular da Rebordosa, e por último, os Yolo Dance Crew.

Por último, o agradecimento especial e bastante emotivo do Prof. Carlos Marques foi dirigido a toda a Comissão Organizadora de Pais do Clube, pelos dias e algumas noites dedicadas ao evento e que efetivamente permitiram que este Campeonato tivesse ficado marcado e relembrado pela excelência do nível organizativo. 

No desfecho deste comovente discurso de encerramento assinalou que “um dia não se vive duas vezes, mas os desafios que nos aliciam e preenchem, quando constituem espaços de realização pessoal e profissional e são o significado do respeito pela nossa liberdade individual, também nos aproximam daqueles que mais gostamos!”.

Terminou, concluindo com a frase “permitam-me que vos diga agora e em poucas palavras qual a minha simbólica expressão de gratidão: Obrigado pois valeu a pena!”.