O famoso arroz de lampreia, confecionado com produtos da região e seguindo a receita de décadas, fará parte do menu de onze restaurantes aderentes ao Festival da Lampreia, que espera atrair vários visitantes, no fim de semana de 25 e 26 de fevereiro. Para acompanhar, há atividades desportivas e culturais, sem esquecer a doçaria conventual.

Em declarações à MundialFM, o presidente da Câmara de Penacova, Álvaro Coimbra, destaca que esta é uma tradição que remonta à década de 90:

Quanto às atividades desportivas, a vice-presidente da Câmara, Magda Rodrigues, deixa mais pormenores:

De referir que as inscrições decorrem até à véspera das atividades, na página da federação.

Na mesma conferência de imprensa, foi anunciado que para 1 de abril está agendado o 18ª Capítulo da Confraria da Lampreia. O Mordomo-Mor, Fábio Nogueira, revela o que vai acontecer:

O Festival da Lampreia conta ainda com o ‘pack’ Descobrir Penacova que será sorteado. O presidente da Câmara indica o que inclui:

As alterações climáticas têm-se vindo a refletir em vários acontecimentos, entre eles, a escassez da lampeira. Contudo, de acordo com Álvaro Coimbra, os restaurantes dizem ter lampreia suficiente:

O presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra também marcou presença. Durante a sua intervenção, Emílio Torrão realça a admiração que tem pelo executivo de Penacova:

Álvaro Coimbra faz ainda um convite:

A época “oficial” da lampreia inicia-se no último fim de semana de fevereiro com o Festival, mas as iniciativas decorrem até abril. Toda a programação está disponível em www.cm-penacova.pt.