O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, considerou esta terça-feira, no encerramento do colóquio “Novo aeroporto: tempo de decidir”, que a prioridade para o novo aeroporto é que a avaliação seja concluída para que haja uma decisão política:

Numa outra conferência, o Presidente da República deixava avisos para serem ouvidos pelo Governo. Marcelo Rebelo de Sousa considerou que a falta de consenso “há décadas” sobre o novo aeroporto “é dramática”:

Das localizações que vão ser estudadas pela comissão independente de avaliação, Montijo é aquela que não permite expansão futura. A solução Alverca reivindica que pode fazer quatro pistas, mas Santarém foi quem mais carregou na apresentação.

O presidente da Câmara do Porto defende o Montijo como o melhor local para o futuro aeroporto de Lisboa. Rui Moreira diz que o fator proximidade da Portela é decisivo:

O autarca de Lisboa não se compromete com uma localização, mas Carlos Moedas diz que é urgente encontrar uma solução para o novo aeroporto:

A Comissão Técnica que irá levar a cabo a avaliação ambiental estratégica para o novo aeroporto de Lisboa vai estudar cinco soluções, podendo ainda propor mais caso entenda.

Em causa, está a solução em que o Aeroporto Humberto Delgado fica como aeroporto principal e Montijo como complementar, uma segunda em que o Montijo adquire progressivamente o estatuto de principal e Humberto Delgado de complementar, uma terceira em que Alcochete substitui integralmente o Aeroporto Humberto Delgado, uma quarta em que será este aeroporto o principal e Santarém o complementar e uma quinta em que Santarém substitui integralmente Humberto Delgado.