O Parque Urbano de Tondela tem uma nova valência, uma “Casinha de leitura”, uma estrutura destinada à promoção do livro e da leitura. O projeto foi criado com o objetivo de levar obras literárias às pessoas que não podem deslocar-se à Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro. 

A “Casinha de leitura” foi inaugurada na tarde do passado sábado (1 de julho), pelo vice-presidente da Câmara e vereador com os pelouros da Educação e Cultura, João Carlos Figueiredo, no decorrer das celebrações do Dia Mundial das Bibliotecas. 

Na estrutura de madeira, em formato de casa, estão disponíveis 81 livros, alguns dos quais escritos por autores locais, como Tomaz Ribeiro e Zé Beirão. Só o público infantojuvenil tem ao seu dispor 37 edições. 

As obras depositadas versam diferentes temáticas. A ideia é que os cidadãos que se desloquem ao Parque Urbano possam pegar num livro, enquanto desfrutam do ambiente da zona de lazer, podendo ainda, se preferirem, levá-los para casa, entregando-os no mesmo sítio após a sua leitura. 

As pessoas têm ainda a possibilidade, caso gostem muito de uma determinada obra, de poderem ficar com a mesma, substituindo-a por outra que tenham na sua biblioteca caseira. 

“A Casinha da leitura nasce com o objetivo de incutir e reforçar a leitura na nossa comunidade. É um projeto desafiador em que as pessoas vão ter a oportunidade de ler num espaço único como o Parque Urbano ou, se preferirem, levar para o conforto das suas casas um livro”, afirmou João Carlos Figueiredo. 

“Este projeto depende de todos nós, por isso a sua mensagem é: leve, leia e devolva. Todos temos livros em casa que já não lemos e podemos deixá-los aqui para que outra pessoa tenha a oportunidade de sonhar e viver uma nova história. Um livro pode ser transformador e transformar a nossa vida e é isso que queremos incutir tanto na geração mais nova, como na mais velha”, defendeu.

A gestão do projeto educativo e cultural “Leve, leia e devolva!” está a cargo dos técnicos da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, que todos os meses farão a monitorização do mesmo, além de substituírem as obras colocadas à disposição do público. 

No futuro, a Câmara Municipal de Tondela deseja abrir mais “Casinhas de leitura”, noutros pontos do concelho.