Tem início amanhã, quinta-feira, 15 de setembro, o simpósio “As crises sociais e o impacto do SNS”, evento que se prolongará até sábado (17 de setembro), no Pavilhão Centro de Portugal, em Coimbra, juntando reputados especialistas da Medicina, do Direito e Ciências Sociais e Humanas. O simpósio, organizado pela Ordem dos Médicos do Centro, insere-se nas comemorações dos 43 anos do SNS e pretenderá promover uma discussão aberta e participativa, na abordagem do futuro do SNS. 

Este evento – para médicos e profissionais de saúde bem como população em geral – integra ainda uma relevante homenagem ao Dr. Mário Mendes. 

A sessão de abertura, marcada para as 15h30, contará com as intervenções de Carlos Cortes (presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos), Miguel Guimarães (Bastonário da Ordem dos Médicos), António Reis Marques (Presidente da Comissão Organizadora do simpósio), José Manuel Silva (Presidente da Câmara Municipal de Coimbra) e Rosa Reis Marques (Presidente do Conselho Diretivo da ARS Centro). Numa perspetiva de enquadramento das reformas possíveis, serão discutidas as possíveis linhas de futuro. 

Em seguida, terá lugar pelas 16h15 a conferência “As crises sociais nas sociedades modernas e o impacto nas estruturas de saúde” e, pelas 17h00, a mesa-redonda “O caminho percorrido pelo SNS”. 

Pelas 18h00, a Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra (LAHUC) e a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), promovem no Parque Verde (junto ao Pavilhão Centro de Portugal) a rega da ‘Oliveira SNS’. Este momento simbólico contará com as seguintes intervenções: Isabel de Carvalho Garcia (Presidente da LAHUC); Armando Gonsalves, presidente da Liga dos Amigos do Hospital dos Covões; Carlos Cortes, presidente da SRCOM; Carlos Santos, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC); António Miguel Arnaut, em representação da família do Dr. António Arnaut; presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva; ministro da Saúde, Manuel Pizarro.

A culminar o programa deste dia decorrerá, pelas 19h00, a homenagem ao Dr. Mário Mendes, com as intervenções do presidente da SRCOM, Carlos Cortes, e do ministro da Saúde, Manuel Pizarro. Nesta sessão – moderada por Luiz Miguel Santiago, Especialista em Medicina Geral e Familiar e Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra – serão ainda oradores Carlos Mesquita, médico especialista em Cirurgia Geral no CHUC, e a professora Maria Inácia Rezola, que tem vindo a estudar este período da História. Mário Mendes, médico ginecologista/obstetra e professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, teve um papel fundamental no articulado da lei fundadora do SNS, publicada a 15 de setembro de 1979.