OMS valida vacina da AstraZeneca para maiores de 65 anos

A Organização Mundial de Saúde validou a administração da vacina da AstraZeneca para maiores de 65 anos. O grupo de especialistas aconselha também a vacina, desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford, para as novas variantes do Sars-Cov-2.

Em declarações à Antena 1, Miguel Castanho, investigador do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina de Lisboa, considera que mais vale utilizar esta vacina em maiores de 65 anos do que não vacinar, mas estranha a decisão, quando se sabe da falta de eficácia na variante sul-africana do coronavírus:

A opinião do investigador Miguel Castanho, relativamente à validação, por parte da OMS, da vacina da AstraZeneca para maiores de 65 anos. Entretanto, também ouvido pela rádio pública, o infecciologista António Silva Graça considera que os últimos dados da Direção-Geral da Saúde são animadores, sublinhando o número de óbitos e o de internamentos.

Este especialista acredita que os próximos dias são importantes para confirmar a tendência de descida:

O alerta do infecciologista António Silva Graça. Abrandamento do número de infeções, mortes e internamentos não deve levar ao baixar da guarda por parte dos portugueses, no combate à pandemia de covid-19.

O pneumologista Filipe Froes é de opinião que  o Governo apenas pode pensar em desconfinar, e de forma faseada, quando houver apenas 480 infeções por 100 mil habitantes, durante 14 dias:

Ouvido pelos deputados da Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia e do processo de recuperação económica e social, o médico intensivista, que é também coordenador do Gabinete de Crise da Ordem dos Médicos, considera que a vacinação contra a covid-19 constitui uma das maiores soluções neste momento e defende o aumento da testagem em Portugal.

0