O Observatório da Violência no Namoro recebeu, desde 2017, ano em que foi criado, 377 denúncias. A maior parte das queixas é feita por testemunhas, como avnaça à Antena 1, Ariana Correia, do Observatório:

A Polícia de Segurança Pública e a Guarda Nacional Republicana lançam esta segunda-feira, Dia dos Namorados, uma campanha de sensibilização para a prevenção da violência no namoro.

Em declarações à Rádio Renascença, a Sub-Comissária da PSP, Inês Lemos, adiantou os números registados em 2021:

Para assinalar o Dia de São Valentim, a PSP inicia, nas escolas portuguesas, uma operação de sensibilização e informação, que vai decorrer até 25 de fevereiro, com a qual pretende demonstrar que no namoro não há guerra:

De acordo com esta força de segurança, a operação destina-se aos alunos do terceiro ciclo do ensino básico e do ensino secundário, ou seja, a faixa etária dos 13 aos 18 anos, através dos polícias que integram o Programa Escola Segura.

A Guarda Nacional Republicana também promove, até dia 20, uma campanha de prevenção e sensibilização, com o objetivo de combater comportamentos violentos e todas as formas de agressão existentes, em especial no namoro entre jovens, onde estes comportamentos são precoces.

A campanha #VaisParar, visa incentivar todos os jovens a denunciar e a não aceitar qualquer tipo de violência psicológica, emocional, física, social ou sexual:

Em comunicado enviado às redações, a GNR revela que na sua área de responsabilidade, durante o ano de 2020, foram registados 1.110 crimes de violência no namoro em todas as faixas etárias.