O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 34,5% no mês de outubro em termos homólogos e diminuiu 1,6% face a setembro, segundo dados divulgados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

A instituição revela que, no final de outubro, estavam registados, nos serviços de emprego do continente e regiões autónomas, mais de 403 mil desempregados 403.554 desempregados.

Para este aumento contribuíram todos os grupos do ficheiro de desempregados, com destaque para as mulheres, adultos com idade igual ou superior a 25 anos, os inscritos há menos de um ano, os que procuravam novo emprego e os que possuem como habilitação escolar o secundário.

A nível regional, no mês de outubro, o desemprego registado aumentou na generalidade das regiões, com exceção para a Região Autónoma dos Açores, sendo o aumento mais pronunciado registado na região do Algarve.

O número de jovens desempregados (com menos de 25 anos) alcançou os 49.525. Trata-se de uma subida de 46,2% face ao mesmo mês de 2019 e de 1,8% face a setembro.

O número de casais com ambos os elementos inscritos nos centros de emprego aumentou 18,2% em outubro face ao mesmo mês de 2019, para 6.206.