A lista de ministros e secretários de estado do novo Governo foi apresentada, esta quarta-feira, ao Presidente da República. O novo executivo, que terá 17 ministros e 38 secretários de estado, deverá tomar posse na tarde do próximo dia 30.

No entanto, e pela primeira vez, Presidente da República e Primeiro-Ministro não se encontraram para a entrega formal da lista com a composição do XXIII Governo Constitucional.

Marcelo Rebelo de Sousa dispensou a audiência, depois dos nomes terem sido antecipados pela Comunicação Social.

António Costa também não ficou satisfeito com a fuga de informação, mas disse aos jornalistas não haver qualquer mal-estar com o Chefe de Estado:

O primeiro-ministro adiantou também que o ainda ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, será o candidato do PS à presidência da Assembleia da República.

No que respeita ao novo executivo, confirmam-se a ascensão de Mariana Vieira da Silva a número dois do Governo, mantendo a pasta da Presidência do Conselho de Ministros; a transição de João Gomes Cravinho, da Defesa para os Negócios Estrangeiros, e uma mulher pela primeira vez à frente da Defesa, Helena Carreiras.

O futuro Conselho de Ministros terá 18 elementos, a contar com o chefe do governo, dos quais nove são mulheres.

Os nomes novos que surgem no elenco ministerial são José Luís Carneiro, Ministro da Administração Interna; Catarina Sarmento e Castro, Ministra da Justiça; Fernando Medina, Ministro das Finanças; Ana Catarina Mendes, Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares; António Costa e Silva, Ministro da Economia e do Mar; Pedro Adão e Silva terá a pasta da Cultura; Elvira Fortunato será Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Costa ficará com a Educação e Duarte Cordeiro será o novo Ministro do Ambiente e da Ação Climática.

Ana Mendes Godinho mantém a pasta do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social; Marta Temido continua à frente da Saúde, o mesmo acontecendo com Pedro Nuno Santos, nas Infraestruturas e Habitação; Ana Abrunhosa na Coesão Territorial, e Maria do Céu Antunes, na Agricultura e Alimentação.