Nove em cada dez jovens portugueses de 18 anos admitem consumir álcool com regularidade. O número consta de um relatório divulgado pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências.

Em declarações à Antena 1, a investigadora do SICAD, Ludmila Carapinha, diz que o álcool continua a estar demasiado próximo dos jovens, sendo, por isso, de fácil acesso desde cedo:

O SICAD revela, ainda, que metade dos mais de 70 mil inquiridos admite fumar tabaco e cerca de três consumiram pelo menos uma vez, alguma substância ilícita, com destaque para a canábis.

Cinco em cada dez jovens declararam também ter tomado tranquilizantes ou sedativos sem receita médica, um dado preocupante, de acordo com Ludmila Carapinha:

São algumas das conclusões do projeto “Comportamentos Aditivos aos 18 anos” que resultam de um inquérito aos jovens de 18 anos, que participaram no Dia da Defesa Nacional, no ano passado.

Quase trinta por cento dos inquiridos confessaram ter tido problemas relacionados com a bebida ou com as drogas, sobretudo situações de mal-estar emocional.