As novas regras sanitárias, aprovadas no último Conselho de Ministros, entraram em vigor às zero horas desta quarta-feira, dia em que o país entrou em estado de calamidade.

Entre as várias medidas aprovadas pelo Governo, o uso de máscara e apresentação do certificado digital passarão a ser obrigatórios em recintos fechados eserá também obrigatório apresentar testes negativos para visitas a lares e hospitais ou para entrar no país.

O Governo decidiu ainda a implementação de uma semana de contenção, entre 2 e 9 de janeiro, que implica, por exemplo, o regresso às aulas uma semana mais tarde, após as férias de Natal e Ano Novo.

No entanto, o  primeiro-ministro não descarta a introdução de novas restrições para combater a pandemia durante a época natalícia.

Falando aos jornalistas após participar na cerimónia de comemoração do 1.º de Dezembro, que decorreu na Praça dos Restauradores, em Lisboa, António Costa foi questionado se admite restrições suplementares para o período das festas, designadamente no que se refere a restrições de viagens entre concelhos.

O chefe do Governo afirmou que é preciso estar sempre atento caso novas medidas venham a ser necessárias:

As medidas de contenção da pandemia decididas em Conselho de Ministros e que entraram em vigor esta quarta-feira, dia em que Portugal entrou em estado de calamidade.

No entanto, o primeiro-ministro não descarta a introdução de novas restrições durante a época natalícia.