A UEFA já as alterações nas competições europeias a partir de 2024, com a Liga dos Campeões a passar de 32 para 36 equipas, num modelo sem fase de grupos, passando para uma liga única, em que cada uma joga contra 10 adversários, cinco jogos em casa e cinco jogos fora.

Os oito melhores classificados vão ser apurados diretamente para os “melhores 16”, enquanto os classificados entre o 9.º e o 24.º lugar vão disputar um play-off para apurar outras oito equipas.

Do 25.º para a frente, as equipas vão ser eliminadas e nenhuma vai passar para a Liga Europa.

A UEFA está ainda a analisar a hipótese de as meias-finais da Liga dos Campeões serem disputadas no formato habitual, com dois jogos, ou num esquema de final-four.

Em relação às equipas que cada apurado vai defrontar nesta liga única, vai ser utilizado um esquema de quatro potes de acordo com os ‘rankings’ das equipas, de modo a que cada equipa enfrente um número equilibrado de adversários dos diferentes potes.

Em relação às quatro vagas extra na nova Champions, uma será para um clube do país em quinto lugar no ‘ranking’ da UEFA, e outra para um campeão nacional, ampliando o número de clubes apurados através do denominado “Caminho dos Campeões”.

Os outros dois lugares serão para os clubes com o coeficiente mais alto dos últimos cinco anos que não se qualificaram para a Liga dos Campeões de forma direta, mas que se apuraram para a fase de qualificação da Champions, para a Liga Europa ou para a Liga Conferência Europa.

Foi ainda anunciado que vão existir duas semanas dedicadas em exclusivo à Liga dos Campeões, com jogos à terça, quarta e quinta-feira.

Também a Liga Europa e Liga Conferência Europa, nova competição que vai começar na próxima época, vão ter o mesmo modelo de liga única, mas a primeira com oito jogos e a segunda com seis.

A UEFA está também a ponderar a hipótese de estas duas competições serem também disputadas por 36 equipas, mas esse ainda não é um dado certo.