Os níveis de hipertensão arterial em Portugal são preocupantes. O alerta parte da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, no Dia Mundial do Coração, que se assinala esta quarta-feira.

Em declarações à Antena 1, o presidente da estrutura, Lino Gonçalves, alerta para este facto e fala numa prevalência da doença acima da média europeia:

Como é sabido, uma das principais causas para as doenças cardiovasculares é o elevado consumo de sal nas casas portuguesas. Lino Gonçalves dá o exemplo dos jovens, que consomem alimentos menos saudáveis, o que pode piorar a situação no futuro:

Sociedade Portuguesa de Cardiologia teme que o cenário das doenças cardiovasculares venha a piorar, numa altura em que os jovens estão a abandonar a dieta mediterrânica e a consumir cada vez mais alimentos pouco saudáveis.

Por outro lado, a crise pandémica trouxe aos pacientes cardiovasculares problemas acrescidos.

Também ouvida pela rádio pública, Marta Nogueira, cardiologista no Hospital de Cascais, recorda, por exemplo, o medo das pessoas em ir aos hospitais, com receio de contrair covid:

Para esta responsável, começam agora a surgir as consequências dos atrasos, quer nas consultas, quer nas cirurgias programadas:

Nesta entrevista à Antena 1, Marta Nogueira lembrou ainda a importância de uma alimentação saudável e de exercício físico para mantermos um coração saudável.