As nadadoras portuguesas Camila Rebelo, com recorde nacional, e Rafaela Azevedo apuraram-se hoje para as meias-finais dos 100 metros costas dos Europeus de natação, que decorrem em Roma.

Camila Rebelo terminou as eliminatórias na oitava posição, sendo segunda na sua série, ao nadar em 1.00,94 minutos, melhorando o seu próprio recorde nacional da distância (1.01,10), estabelecido em abril passado.

Na terceira de quatro séries, Rafaela Azevedo foi sétima, com a marca de 1.01,78, conseguindo o 17.º tempo nas eliminatórias, nas quais a mais rápida foi Kira Toussaint, dos Países Baixos, a única a nadar abaixo do minuto.

As meias-finais dos 100 metros costas estão agendadas para as 17:20 (horas de Lisboa) de hoje, estando a final prevista para quarta-feira à tarde.

Portugal está representado por 10 nadadores nas competições de natação pura dos Europeus, que terminam no domingo, tendo também representação nas provas de águas abertas e natação artística.

Já no lançamento do peso, a atleta Auriol Dongmo está na final dos Europeus em Munique.

A lançadora portuguesa qualificou-se com facilidade logo ao primeiro ensaio, com a melhor marca das eliminatórias – 19 metros e 32 centímetros.
A atual campeã mundial de pista coberta é uma das grandes favoritas à conquista do título europeu.
A portuguesa Jéssica Inchude também se apurou para a final do lançamento do peso, que decorre ao final da tarde de hoje.
Lorène Bazolo e Carlos Nascimento estão apurados para as meias finais dos 100 metros.