Durante junho, vão decorrer as habituais oficinas temáticas no Museu Municipal de Coimbra (MMC) e no Centro de Arte Contemporânea (CACC). A 3 e 17, vão ter lugar as visitas dramatizadas “O Guarda-Chaves visita o Chiado”. No dia 24, o Guarda-Chaves sai, pela primeira vez, do Museu para a rua, em “O Guarda-Chaves passeia pela Baixa”. E amanhã, Dia da Criança, o MMC e CACC prepararam um conjunto de atividades, dirigidas ao público escolar, com um elemento comum:  a colagem como forma de arte visual. Na próxima semana vai ainda ser inaugurada a exposição “Inconformismo – Mulheres na Pintura Contemporânea Portuguesa”, na Sala da Cidade.

A Colagem é a base da proposta do MMC e do CACC para as atividades de amanhã, Dia da Criança. Os mais pequenos vão poder aplicar esta técnica da colagem na Torre de Almedina, no Edifício Chiado e no CACC. Na Torre de Almedina o ponto de partida é a Seteira e o seu Vitral. No Edifício Chiado, vão replicar uma obra de arte contemporânea, através da colagem de várias formas geométricas num suporte de papel A4. E, no CACC, e a partir do kit didático do autor Pedro Amaral, os participantes vão cortar revistas e elaborar uma composição através da colagem desses fragmentos de papel.

A inscrição pressupõe a participação nas três atividades, dirigidas para alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclos. As sessões vão decorrer em quatro horários: 10h00, 11h00, 14h00 e 15h00. A participação é gratuita, com marcação prévia, através do telefone 239 840 754 ou do e- mail museu.municipal@cm-coimbra.pt.

Durante o mês, no MMC, vão ter lugar as habituais oficinas para o público escolar, como “Médicos da Arte”, dirigida ao pré-escolar, 1º e 2º ciclos, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00 (aproximadamente, 90 minutos cada sessão). “O Augusto quer ser arquiteto” é outra das propostas, uma oficina de leitura e exploração do Parque Manuel Braga, com enfoque no coreto da autoria do arquiteto Augusto de Carvalho Silva Pinto, para o público pré-escolar, 1º e 2º ciclos. Com ponto de encontro no Parque Manuel Braga (junto à ponte de Santa Clara), a oficina decorre de terça a sexta-feira, com duas sessões por dia: às 10h30 e às 14h30. Já na Torre de Almedina, decorre a oficina “Torre mais gira da cidade existe uma Seteira. Sabes o que é?”, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00, em que os alunos vão descobrir este local. A participação nas várias atividades é gratuita, com marcação prévia através do telefone 239 840 754 ou do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt.

Também para o público escolar, e não só, vai decorrer de 22 de junho a 12 de julho o programa “De Portas Amplamente Fechadas”, à descoberta do CACC, através de oficinas práticas de curadoria, workshops de embalamento, e transporte de obras de arte. A ação requer inscrição, através do telefone 239 828 052ou do e-mail centroartecontemporanea@cm-coimbra.pt. Igualmente, no CACC, nos mesmos moldes, vai ter lugar nas mesmas datas a oficina “Desenhos gigantes ou movimentos no CACC”. 

Em junho, o MMC vai inaugurar na próxima semana a exposição “Inconformismo – Mulheres na Pintura Contemporânea Portuguesa”, na Sala da Cidade. 

Dia 3 e 17 de junho, no interior do Edifício Chiado, vão ter lugar as visitas dramatizadas “O Guarda-Chaves visita o Chiado”, pelo ator Ricardo Kalash. Dia 24, o Guarda-Chaves passeia, pela primeira vez, pela Baixa. Trata-se de uma visita dramatizada pela baixa da cidade, sobre o crescimento desta zona histórica. Para ambas as ações, é necessária inscrição, através do telefone 239 718 238 ou do e-mail geral@aescoladanoite.pt.

No CACC, vai continuar patente até dia 18 a exposição POSE. A exposição tem-se revelado um sucesso. A mostra dá destaque ao retrato, considerando a sua longa tradição na história das artes visuais. 

De recordar ainda que, a 24 de junho (4º sábado do mês), a entrada é gratuita em todos os núcleos do MMC e no CACC, nos respetivos horários.