O Delegado de Saúde da Figueira da Foz, Coimbra, reportou a ocorrência de um caso de covid-19 na EB 2,3 Dr. João de Barros, tendo sido determinado o isolamento profilático a uma turma deste estabelecimento.

Foi igualmente comunicada a decisão da adoção da medida de isolamento profilático a uma turma da Escola Secundária de Cristina Torres, por suspeita de um caso positivo.

Segundo nota da autarquia, estas situações encontram-se a ser devidamente acompanhadas pela Saúde Pública, em articulação com as Direções dos Agrupamentos, que se encarregam da informação aos Encarregados de Educação.

Em Alvaiázere, no distrito de Leiria, o Município informa que existem dois focos de infeção por SARS-CoV-2 no concelho, um na Escola Dr. Manuel Ribeiro Ferreira e outro no Lar I da Associação da Casa do Povo de Maçãs de Dona Maria.

Também neste caso, foram tomadas medidas preventivas, nomeadamente o isolamento profilático dos alunos de duas turmas relacionadas com as crianças infetadas, estando agendado, para a próxima segunda-feira, o rastreio de todos os alunos e do pessoal docente e não docente relacionado com as referidas turmas.

Durante o período de isolamento, as atividades letivas serão asseguradas através dos canais digitais previstos pela escola. No que respeita ao foco no referido lar, detetaram-se, até ao momento, um total de nove casos positivos, sete em utentes e dois em funcionários.

De acordo com a autarquia, está em curso o rastreio de todos os funcionários e utentes da instituição, conforme orientação da Delegada de Saúde.