Foram estabelecidos protocolos de cooperação com promotores locais e acordos de colaboração com as associações responsáveis pelas Cavalhadas

O Salão Nobre dos Paços do Concelho acolheu hoje, dia 16 de maio, pelas 14H30, a assinatura de um conjunto de Protocolos de Cooperação com Promotores Culturais, no âmbito do programa municipal EIXO CULTURA. Mais tarde, pelas 15 horas, foram também celebrados acordos de colaboração com a Associação Cultural, Recreativa e Social de Teivas e com a Cavalhadas de Vildemoinhos – Associação de Atividades Tradicionais.

Os protocolos assinados, no âmbito do Eixo Cultura, contemplam apoios relativos ao “Eixo 1 – Parcerias de Programação – Eventos Âncora”, num montante superior a 131 mil euros, e que englobam a Zunzum – Associação Cultural e a Gira Sol Azul; ao “Eixo 2 – Criação Artística | Medida 2 – Edição”, num suporte superior a 25 mil euros e que abrange os projetos “Lugares Livres: Viseu, Paisagem e Arquitetura”, “Edição do Conto “vazio”” e “Revista Animárte”; ao “Eixo 3 – Programação Artística | Medida 2 – Programação Cultura Tradicional | Atividades”,  com mais de 65 mil euros de auxílio às entidades Centro Social Cultural Recreativo e Desportivo de São Martinho, LEXVIS, Irreverentódromo – Associação Cultural, a AJAPA, Grupo Etnográfico “As Tricanas de Vildemoinhos”, Rancho Folclórico da freguesia de Cepões, Associação “As Costureirinhas de Cavernães”, TUNANOVA – ASSOPS, ASSOPS e Estúdos Produsom; e, por fim, ao “Eixo 4 – Emergentes”, num apoio superior a 61 mil euros aos promotores Rui Pinto, Joana Sá, Guilherme Marta, José Pereira e Joana Martins. Todos estes apoios englobam montantes financeiros, assim como apoios não financeiros.

Os acordos de colaboração estabelecidos com a Associação Cultural, Recreativa e Social de Teivas e com as Cavalhadas de Vildemoinhos – Associação de Atividades Tradicionais, com vista à realização das Cavalhadas de Teivas e de Vildemoinhos, no presente ano de 2023, respetivamente, envolvem um auxílio traduzido num montante global de 45 mil euros, em apoios meramente financeiros. A Associação Cultural, Recreativa e Social de Teivas recebe um apoio financeiro na ordem dos 17.500 euros, ficando a Cavalhadas de Vildemoinhos – Associação de Atividades Tradicionais com os 27. 500 euros remanescentes. Estes protocolos albergam ainda a vertente de auxílio não financeira, com o Município de Viseu a apoiar na cedência de meios logísticos e serviços como a limpeza do percurso urbano dos cortejos e na redução das taxas municipais.  

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu marcou presença em ambos os momentos de celebração de protocolos, ao lado da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Viseu, Leonor Barata, e destacou o impacto que os agentes envolvidos nestes acordos têm “no desenvolvimento cultural da região, oferecendo uma programação diversificada, inclusiva e repartida por diversas áreas e expressões artísticas, ao longo de todo o ano”.

“As Cavalhadas são a prova de que a promoção e revitalização da cultura tradicional de raiz popular merecem maior destaque no panorama cultural português, uma vez que contêm uma capacidade agregadora de gerações e projeção identitária viseense como poucos outros projetos conseguem atingir”, concluiu o autarca.