O Município de Vila Nova de Poiares, Coimbra, comemorou o 47º aniversário do 25 de abril de 1974 com várias iniciativas.

O programa teve início sábado, com a inauguração das novas instalações dos Serviços de Ação Social e Educação, numa cerimónia presidida pela Secretária de Estado da Ação Social, Rita da Cunha Mendes.

No seu discurso, o presidente da Câmara, João Henriques, solicitou mais meios para que o Município possa aceitar a transferência de competências do Poder Central, ao nível da Ação Social:

Por sua vez, a secretária de Estado desafiou a autarquia a aceitar a transferência de competências e dos meios previstos, quer humanos, quer financeiros:

O espaço, situado nas antigas instalações da Repartição de Finanças, vai acolher quatro áreas: Ação Social; Gabinete de Inserção Profissional; Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco e a Área da Educação.

O ponto alto das celebrações decorreu este domingo, com a realização de uma Assembleia Municipal Extraordinária, no Salão de Congressos do Centro Cultural de Poiares.

O Dia da Liberdade foi assinalado com a intervenção dos presidentes da Câmara e da Mesa da Assembleia, bem como de representantes de todos os partidos com assento neste Órgão Autárquico.

O presidente da Assembleia, Nuno Lima, destacou o papel da autarquia no apoio prestado a cidadãos, empresas e instituições, em tempo de pandemia, fazendo também questão de salientar o que está a ser feito para requalificar o Centro de Saúde, a par da velha questão das acessibilidades:

No que toca aos deputados municipais, o primeiro a intervir foi Luís Santos. Eleito pelo CDS/PP há cerca de quatro anos, termina o mandato como independente, depois da desfiliação dos centristas.

Luís Santos pautou o seu discurso pela sua intervenção na Assembleia Municipal, reconheceu algumas falhas e anunciou o abandono da vida política, pelo menos num futuro próximo:

A representante da bancada do PSD, Marta Neves, deixou algumas críticas ao executivo camarário:

José Guilherme Féteira, da bancada socialista, considera que existem alguns valores de Abril que não estão a ser cumpridos, deixa um apelo às novas gerações e um agradecimento especial:

A encerrar os discursos, o presidente da Câmara respondeu às críticas da oposição, sobretudo no que diz respeito aos apoios atribuídos pela autarquia:

João Miguel Henriques abordou ainda algumas obras que estão em curso, como o Mercado Municipal ou o Pólo II da Zona Industrial e deixou uma promessa relativamente à ligação ao IP3 e a Coimbra:

Na sessão, foram ainda entregues as medalhas de bons serviços prestados a cinco trabalhadores do Município, que perfizeram 15 anos de serviço, e foram apresentados o novo vídeo promocional do concelho, bem como a plataforma de Serviços Online e a app #VivaPoiares, que irá facilitar a comunicação dos munícipes com o seu município no tratamento dos seus processos e serviços.

As cerimónias comemorativas do 25 de abril terminaram com a deposição de uma coroa de flores  no monumento aos combatentes da Guerra do Ultramar, que se encontra na Alameda Santo André.