Com consciência da importância da seca extrema que o nosso país atravessa, o Município realizou um levantamento de ocorrências no concelho, para serem implementadas medidas preventivas para combater a escassez de água. Fazendo, uso da responsabilidade social e ambiental , o Município de Tondela pretende contribuir para a sensibilização destas questões.

Para combater a escassez de água, o Município de Tondela, implementou as seguintes medidas preventivas: redução do consumo de água utilizada para a rega de espaços verdes no concelho, redução dos horários de funcionamento das bombas das fontes e lagos do concelho,  fecho da rega do Parque Urbano 2ª fase e Praça de Besteiros, fecho de regas das zonas verdes localizadas nos separadores das avenidas Ao Tom Della, Avenida das Comunidades, Avenida Lusíadas; fecho de rega das zonas verdes junto à Biblioteca Tomáz Ribeiro, fecho das regas das zonas verdes envolventes ao acesso ao Nó Norte e Sul do IP3. 

Na perspetiva de sensibilização da população, foi desenvolvido um planeamento incorporando ações de sensibilização à poupança de água e utilização eficiente deste importante recurso natural. 

Para reduzir o consumo e poupar, a autarquia, aconselha o reaproveitamento das  águas residuais para regas, rega das plantas nas horas de menor calor, de preferência à noite, para evitar perdas por evaporação, e para que se reduza, ou mesmo evite agora, as lavagens do automóvel, evitar descargas desnecessárias do autoclismo, utilização da máquina de lavar louça apenas quando tiver cheia, tomar duches rápidos e estar atento a qualquer fuga de água.

Pequenos hábitos podem conduzir a grandes diferenças e, esta consciencialização ambiental, mas também social, é muito importante para criar hábitos e comportamentos sustentáveis e corretos. O município continuará atento à evolução da situação no nosso território.