O Município de Soure tem procurado, através de diferentes medidas, resolver ou atenuar as problemáticas relativas à pobreza e exclusão social, promovendo a inclusão por via do realojamento de famílias carenciadas, cumprindo com o direito fundamental à habitação, condição de dignificação do ser humano e valorização da qualidade de vida da população.

O Regulamento Municipal de Apoio à Habitação, em vigor desde 2020, tem como objeto disciplinar os critérios de acesso e atribuição das habitações que integram o património municipal em regime de arrendamento apoiado, o contrato de arrendamento e o regime da renda apoiada, aplicando-se a toda a circunscrição territorial concelhia.

O Município de Soure, adquiriu um imóvel, situado na Rua do Talho, em Soure, cujo processo de reabilitação de quatro apartamentos de tipologia T2 foi concluído e sujeito a concurso para atribuição, em regime de arrendamento apoiado.

Após os procedimentos do concurso terminados, foram atribuídas as duas primeiras habitações a dois agregados familiares que se encontram em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconómica. 

A promoção de habitação acessível assume-se como um dos eixos estruturais e transversais de uma política pública municipal de habitação, através da requalificação e revitalização do “parque habitacional” do Concelho, possibilitando às pessoas o acesso a uma habitação condigna, financeiramente sustentável. 

Através de um diálogo eficaz entre a Autarquia e os diferentes parceiros da Rede Social do Concelho, designadamente Juntas de Freguesia e IPSS, tem sido desenvolvido um trabalho fundamental de diagnóstico concelhio, no sentido de, gradualmente, garantir o acesso a uma habitação condigna a todas as famílias, designadamente às que apresentam menores recursos económicos. 

A valorização da qualidade de vida dos cidadãos é o principal desígnio do Município, que, naturalmente, passa também pelas condições de alojamento e habitabilidade.