O Município de Seia vai organizar, no dia 25 de fevereiro, uma ação de reflorestação na aldeia de Póvoa Velha, no seguimento do projeto Condomínios de Aldeias – Programa de apoio às Aldeias Localizadas em Territórios de Floresta”.

A plantação incide em áreas intervencionadas no ano passado, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela (abrangendo perto de 12 hectares), e resulta da oferta de 2000 árvores, entre medronheiros, sobreiros e castanheiros, oferecidas pela Empresa Linde.

Esta ação vem no seguimento do projeto de recuperação de áreas ardidas em 2017, onde está prevista a implementação de uma faixa de 100 metros na envolvente desta aldeia, concretizada pela gestão de combustíveis e reconversão para outros usos.

O programa tem como objetivo primordial reduzir a vulnerabilidade das aldeias situadas em espaço rural, visando a proteção de pessoas e dos seus bens, assim como a sustentabilidade e a valorização do território.

Além do Município, participam na reflorestação a ProNatura, da ANEFA – Associação Nacional de Empresas Florestais, a Confraria de Requeijão com Doce de Abóbora, a União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros e o Agrupamento de Escuteiros de Seia.

À semelhança de outras ações que têm vindo a ser desenvolvidas neste âmbito, os interessados em colaborar, enquanto voluntários, podem inscrever-se no site do Município (https://cm-seia.pt/). Aos voluntários é facultado seguro, sendo o transporte da responsabilidade de cada participante.

A organização aconselha o uso de botas, agasalho, impermeável, luvas de trabalho, bem como um pequeno lanche e água.

O ponto de encontro da ação será junto ao restaurante Alpha Tauri / Monte Santo Estevão, na aldeia de Póvoa Velha, pelas 9h30.