“Montemor-o-Velho está na vanguarda em muitos projetos na área ambiental que ainda têm pouco reconhecimento público, mas que, no futuro, terão um impacto real na vida das pessoas. Quando esse momento chegar, o seu valor será reconhecido e compreendido”, sublinhou, no dia 9 de julho, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, durante a receção de uma nova viatura 100% elétrica. A medida vem apoiar e reforçar o trabalho desenvolvido nas áreas dos biorresíduos, compostagem doméstica e comunitária, recolha seletiva e, em breve, na recolha de cápsulas de café nos pontos de contentorização e rolhas de cortiça.
Ao alertar para as futuras alterações na forma de pagamento do lixo produzido, o autarca montemorense aproveitou o momento para reiterar que a área do Ambiente, “é um dos setores em que o Município tem sido pioneiro e onde se tem trabalhado de forma muito responsável”.
Catarina Costa, chefe de Divisão de Sustentabilidade Ambiental e Saúde Animal, explicou que a nova viatura “vem dar resposta aos diversos projetos em curso e em desenvolvimento, mas também será uma ferramenta importante para sensibilizar a população. Trata-se de um investimento na valorização dos biorresíduos, com o objetivo de cumprir as metas de separação de resíduos e dar seguimento ao Plano de Ação para a Estratégia de Resíduos Urbanos do Município de Montemor-o-Velho (PAPERSU MMV)”.

O investimento, próximo dos 33 mil euros, foi financiado pelo Fundo Ambiental, no âmbito do incentivo “Recolha BIO”, e reforça o compromisso do Município com a sustentabilidade e a inovação ambiental.
Recorde-se que o projeto “Compostagem em MOVimento”, financiado pelo Fundo Ambiental, promove a compostagem doméstica, enquanto o projeto “Montemor-o-Velho e os Biorresíduos”, financiado pelo POSEUR, contempla a recolha seletiva de resíduos alimentares e resíduos verdes junto de produtores domésticos e não domésticos.
Destaca-se ainda que, ao abrigo da iniciativa Recolha BIO, também financiada pelo Fundo Ambiental, foram já adquiridos contentores de maiores dimensões para recolha de resíduos verdes nos cemitérios, bem como resíduos orgânicos provenientes dos estabelecimentos de ensino e de eventos municipais. Foram igualmente adquiridos contentores de proximidade para cápsulas de café, que serão instalados, em breve, em todas as freguesias do concelho.