O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) de Ílhavo foi apresentado no passado dia 16 de julho, no Salão Nobre da Câmara Municipal, numa sessão conduzida pelo vereador com o pelouro da mobilidade, João Diogo Semedo, e apresentada pela equipa técnica responsável pela sua elaboração.
O plano abrange todo o território municipal e integra também um estudo de tráfego para a cidade da Gafanha da Nazaré.
Este documento, cujo desenvolvimento foi iniciado antes da sua obrigatoriedade legal, visa orientar as políticas e ações de mobilidade com enfoque na sustentabilidade, coesão territorial e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
O Município de Ílhavo encontra-se também a implementar uma plataforma de monitorização que permitirá avaliar os impactos das ações previstas, facilitando eventuais adaptações ao longo da próxima década.

O plano resulta de um trabalho técnico detalhado, fundamentado em dados concretos e num diagnóstico aprofundado.
Na sua apresentação destacaram- se as principais medidas integradas nos diferentes eixos de atuação e todo o processo que levou à sua construção.
A participação pública teve um papel relevante na elaboração do plano.
Realizaram-se duas sessões participativas: a primeira a 25 de outubro de 2023, na Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, dirigida a entidades e agentes locais, e a segunda, a 9 de abril de 2024, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, aberta à população.
Em ambos os momentos, os participantes puderam partilhar preocupações, identificar problemas e propor soluções no âmbito da mobilidade.
O PMUS de Ílhavo constitui um instrumento técnico de planeamento com impacto nas dimensões ambiental, social e económica, refletindo uma abordagem integrada e participada à mobilidade urbana.