O Município de Condeixa-a-Nova registou um resultado líquido positivo nas contas de 2021, num ano em que continuou a reduzir a dívida de médio e longo prazo e o prazo médio de pagamentos aos fornecedores.
O Presidente Nuno Moita realça que a parte financeira têm sido um ponto de honra e de compromisso e, mais uma vez em 2021, os resultados demonstram um reforço da consolidação financeira.

O edil destaca ainda que “ao contrário do que se possa imaginar, o Município não viu a sua atividade diminuída pelo efeito da pandemia de Covid-19, muito pelo contrário, cumpriu os objetivos estabelecidos para além do que seria expetável”. 

Com efeito, apesar de a autarquia ter feito um esforço financeiro considerável para mitigar o impacto económico e social da crise sanitária que se tem vivido, nem isso afetou o investimento, as atividades desenvolvidas e os resultados económicos e financeiros alcançados no ano de 2021. 

O Município de Condeixa-a-Nova encerrou o ano de 2021 com uma taxa de execução do orçamento da receita de 85,63%, superando o limite de 85% imposto pelo Regime Financeiro das Autarquias Locais e das Entidades Intermunicipais. 

Da execução do orçamento da despesa, evidencia-se o saldo do equilíbrio orçamental de 1.109.889,19 euros, tendo este financiado despesa de capital.

Quanto à posição financeira do Município, regista-se uma diminuição da dívida de médio e longo prazo e uma diminuição do prazo médio de pagamentos, fixado nos 26 dias. Estas variáveis originaram que o endividamento total representasse 0,31 da média da receita corrente dos últimos três anos, quando o limite máximo admitido é de 1,5 dessa média.

Relativamente ao desempenho económico, o exercício de 2021 originou um resultado líquido do período positivo de 58.612,53 euros.

“Com os resultados alcançados no exercício económico do ano passado, o Município de Condeixa está mais bem preparado para enfrentar os desafios que se avizinham, quer ao nível do encerramento do atual quadro comunitário, quer ao nível do novo quadro comunitário, quer ainda ao nível do Programa de Recuperação e Resiliência. Do mesmo modo, está em boa posição para enfrentar o nível de incerteza económica resultante da atual guerra na Ucrânia, traduzida na variação da fatura energética, da inflação, da alteração das taxas de juro e da crise das matérias primas”, realça ainda Nuno Moita.

Destaque-se ainda que em 2021 o Município de Condeixa-a-Nova manteve a taxa reduzida do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), concedendo uma redução de 40 ou 70 euros no montante do IMI a pagar pelas famílias com, respetivamente, dois e três ou mais dependentes a cargo. Também os pequenos empresários, com um volume de negócio de até 150 mil euros, continuaram a beneficiar da isenção da derrama.

Paralelamente, os investimentos realizados, a título de exemplo, na Zona Industrial Ligeira, nas infraestruturas de abastecimento de água, recolha de efluentes e rodoviárias, na aposta pela descarbonização das deslocações, com o início da construção da rede de ligação em modos suaves PO.RO.S – Praça da República, na área da educação e ação social evidenciam a concretização do plano estratégico idealizado para o Município.