O Município da Mealhada, Aveiro, aderiu ao Acordo Cidade Verde, um movimento voluntário de autarcas europeus empenhados na proteção do ambiente.

No âmbito desta iniciativa da Comissão Europeia, que pretende incentivar cidades de toda a Europa a tornarem-se mais limpas e saudáveis, a autarquia compromete-se a intensificar esforços, até 2030, em cinco áreas-chave: ar, água; natureza e biodiversidade; economia circular e resíduos e ruído.

Num esforço adicional para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o município deverá estabelecer, nas áreas mencionadas, níveis básicos e definir metas ambiciosas, no prazo de dois anos, bem como implementar políticas e programas de forma integrada e monitorizar e comunicar regularmente dados sobre a implementação e progresso dessas mesmas políticas e programas.

Pertencer a esta rede de cidades sustentáveis permitirá ainda a troca de experiências, conhecimentos e boas práticas entre municípios europeus, bem como o acesso a informação sobre financiamentos disponíveis.