O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra três jovens suspeitos de terem assaltado estudantes universitários em Aveiro, entre fevereiro e maio deste ano, anunciou a Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGRP).
Dois dos arguidos, nascidos em 2008, e o terceiro, em 2001, enfrentam várias acusações por roubo consumado e tentado, bem como outros crimes, incluindo coação, abuso de cartão de pagamento, acesso ilegítimo e falsidade informática. O despacho de acusação, datado de 17 de novembro, imputa a um dos jovens 14 crimes de roubo, quatro dos quais tentados, e a outro nove crimes de roubo, dois na forma tentada. O terceiro arguido está acusado de três crimes de roubo, um deles tentado.

Segundo a Procuradoria, os assaltos ocorreram nas imediações da Universidade de Aveiro, onde os jovens abordavam estudantes para lhes subtrair dinheiro, telemóveis, vestuário, mochilas e outros objetos de fácil transação, utilizando superioridade numérica, intimidação e violência física.
Quanto à situação processual, um dos arguidos encontra-se em prisão preventiva, enquanto os outros dois estão sujeitos à obrigação de permanência na habitação com vigilância eletrónica, à espera do início do julgamento.

