O Município de Miranda do Corvo recebeu, na quarta-feira o prémio, Intervenção Social Sénior 2022, atribuído pela plataforma Cidade Social, numa cerimónia realizada em Óbidos.

Obteve o 2.º lugar, obtido ex-aequo com os municípios de Esposende e Cantanhede, na categoria de municípios com população entre os 10.001 e 50.000 habitantes, reconhecendo um conjunto de políticas sociais que fomentam o envelhecimento ativo da população idosa, o combate ao isolamento, numa lógica de complementaridade das medidas implementadas pelas instituições locais.

Este prémio é o reconhecimento das políticas municipais dirigidas à população mais idosa do concelho que temos vindo a implementar.

O Município tem vindo a dinamizar um conjunto de projetos dedicados a esta franja populacional, mais vulnerável e que, por isso, requer um acompanhamento de maior proximidade, como é o caso do: Programa Apoio de Emergência social; Apoio às Cantinas sociais; Colaboração com o Património dos Pobres; Semana Sénior, Projeto TIC Sénior; Unidade Móvel; Vamos à Vila; Programa Abem-Rede Solidária do Medicamento; Atividades de caráter formativo relacionadas com psicologia positiva, qualidade de vida e saúde mental; Atribuição de Cabazes de Natal Solidários, entre outros.

Foi ainda destacado o apoio que foi concedido às Famílias com Vales para Compras no Comércio Local- através de Cheques Família, o apoio que foi dado através do programa que se implementou quando surgiu a pandemia COVID-19, ou seja, o Plano Municipal de Assistência Social de Emergência COVID -19 e ainda o Programa “Vacinação SNS Local” que foi implementado em 2020.

O Município escreveu ainda um capítulo no âmbito do livro Ação Social Autárquica em conjunto com os Municípios de Albergaria-a-Velha, Arroiolos, Câmara de Lobos, Esposende, Funchal, Góis, Maia, Moura, Nelas, Ourém, Torres Novas, Viana do Alentejo, Vila Nova de Gaia. A Fundação ADFP também apresentou num capítulo próprio do livro, o trabalho social desenvolvido pela instituição.