– ‘Era uma vez ou lá o que é’. Assim se designa o espetáculo que vai subir ao palco no próximo sábado, dia 29 de janeiro, a partir das 10h30, na Casa das Artes de Miranda do Corvo. Este evento integra-se no projeto ‘Anjinhos e Diabinhos’, que pretende, ao longo de mais de duas dezenas de eventos, promover uma programação artística regular e de qualidade exclusivamente dedicada às Crianças e suas Famílias. ‘Anjinhos e Diabinhos’ é uma iniciativa inserida na Candidatura ‘Entre Deus e o Diabo, o Sagrado e o Profano’, promovida no âmbito da Rede Cultural Terras da Chanfana – Programação Cultural em Rede, que é constituída pelos municípios da Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares, e cofinanciada pelo Centro 2020, Portugal 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). 

Ampliar e enriquecer as experiências culturais e a fruição artística das crianças dos municípios da Miranda do Corvo, Lousã e Vila Nova de Poiares, que integram a Rede Cultural Terras da Chanfana, é o principal objetivo do projeto ‘Anjinhos e Diabinhos’, que promove uma programação artística regular e de qualidade exclusivamente dedicada à infância. 

Depois de ter arrancado no final do ano passado, com a realização dos primeiros espetáculos em dezembro, o programa tem continuidade a partir deste mês, tendo prevista, durante este ano, a realização de mais de duas dezenas de iniciativas dedicadas aos mais pequeninos. 

A evolução da situação pandémica levou ao cancelamento de dois espetáculos, previstos este mês para a Lousã e Vila Nova de Poiares. 

Mas Miranda do Corvo mantém a data agendada e vai ser palco, na manhã do próximo sábado, do espetáculo ‘Era uma vez ou lá o que é’, pelo Teatro Extremo. O evento decorre, a partir das 10h30, na Casa das Artes, prometendo momentos de grande euforia e alegria para os mais pequenos. 

As entradas são gratuitas mediante reserva. 

Esta iniciativa, a exemplo das que têm decorrido nas Terras da Chanfana, é organizada de acordo com as regras e orientações da Direção Geral de Saúde. 

O projeto ‘Anjinhos e Diabinhos’ é uma iniciativa inserida na Candidatura Entre Deus e o Diabo, o Sagrado e o Profano, promovida no âmbito da Rede Cultural Terras da Chanfana – Programação Cultural em Rede, constituída pelos municípios da Lousã, Miranda do Corvo, Vila Nova de Poiares e Penela, cofinanciada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Uma rede ao serviço das populações

A Rede Cultural Terras da Chanfana foi criada com o objetivo de promover uma estratégia de programação cultural em rede capaz de contribuir para uma superior qualidade de vida das comunidades, para o reforço da sua matriz identitária, para um mais profundo sentido de pertença, para uma maior inclusão e coesão sociais, para mais desenvolvimento económico e mais emprego, para o combate ao despovoamento e para uma maior sustentabilidade ambiental.

O acesso à cultura e, designadamente, à criação, produção e fruição artísticas, é assumido pela Rede e pelos quatro municípios que a compõem como um pilar estruturante do desenvolvimento do território, das suas comunidades e das pessoas, em especial das pessoas que são ainda crianças.