No próximo sábado, dia 25 de março, vai assinalar-se o Dia Europeu da Prevenção dos Riscos Cardiovasculares e a “Semana Internacional do Cérebro” com a ação “A Saúde vai ao Mercado”, uma iniciativa levada a cabo no âmbito do protocolo “Coimbra Unida pelo Coração”, uma parceria entre a Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Centro, o Centro de Neurociências e Biologia Celular, o Centro MIA Portugal e, em articulação, com a empresa de restauração do Mercado Municipal D. Pedro V, a Renasceia, com o apoio do Município de Coimbra. 

Do programa do Dia Europeu da Prevenção dos Riscos Cardiovasculares constam ações como rastreios – avaliação do risco cardiovascular e jogos de treino mental – com dois postos de avaliação nos dois pisos, ginástica UC Ativa, visualização de um filme sobre “Saúde” para as crianças, um debate com o mote “Cocktail do envelhecimento saudável”, um showcooking de alimentação saudável com Catarina Camacho e, ainda, um momento lúdico, pela Tribo da Dança.

“A Saúde vai ao Mercado” procura conscientizar a população para as questões que afetam a saúde e a qualidade de vida, aumentar a literacia sobre a doença cardiovascular e a sua prevenção/tratamento, comunicar as neurociências junto de públicos diversos, promover e qualificar a vigilância da saúde, segundo o seu risco cardiovascular, para uma boa articulação entre os cuidados de saúde, aumentar a literacia sobre o envelhecimento ativo, promover o debate com investigadores, contribuir para o cumprimento da Estratégia Municipal de Saúde, e cumprir/divulgar o ODS 3 “Saúde e Bem-Estar – garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos em todas as idades”.