A Câmara da Mealhada vai dinamizar, através da Zona 231, uma ação de sensibilização de Língua Gestual, dia 16 de maio, às 18h30, no Espaço Inovação Mealhada. A ação é realizada por duas jovens com surdez profunda e dirigida a outros jovens, com o objetivo de dar conhecer a língua, desmistificando ideias erradas pela “voz” de quem, muitas vezes, as sente.

Érica Alexandra Henriques Bouça, de 21 anos, Mariana Nunes, de 22 anos, ambas nascidas com surdez profunda, estudantes de Língua Gestual Portuguesa, na Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), são as protagonistas desta ação que procura levar o universo de língua gestual a jovens “ditos normais”.

Procurarão, através da sua vivência, alertar para a importância da língua gestual como meio de comunicação, com gramática e vocabulário próprios, eliminando ideias erradas como as da limitação de pessoas surdas em interagir socialmente.

As jovens podem partilhar as suas próprias experiências de vida como pessoas surdas profundas, os desafios que enfrentam e a importância da LGP nas suas vidas, com histórias que, na primeira pessoa, têm um impacto mais forte junto dos jovens.

A Juventude Zona 231 é um espaço com várias atividades e dinâmicas dirigidas aos jovens, desde a partilha e debate de ideias, como o projeto Arena Change Makers Erasmus+, que durante meses colocou aos jovens desafios de cidadania e participação cívica, à criação do 231 FEST – Festival da Juventude, que se realiza, anualmente, e que se pauta por, também ele, ser um festival inclusivo.

Os jovens podem inscrever-se em:

https://bit.ly/AçãodeSensibilizaçãoLínguaGestual